Lazer no Espírito Santo

O Espírito Santo é banhado por um litoral com cerca de 411 km de extensão. Com belas praias e um rico potencial pesqueiro que se concentra no litoral, o Estado se tornou famoso entre pescadores nacionais e internacionais pela variedade e quantidade de peixes, sendo que o atum pescado no Estado considerado pelos especialistas como o mais bonito e de melhor aparência no Brasil.

O mar capixaba detém dois recordes mundiais de pesca: um Marlim Azul pescado em 1992 que pesou 636 kilos e um Marlim Branco pescado em 1979 que pesou 82,5 kilos.

Como atividade de lazer a pesca pode ser praticada ao longo de todo o litoral e em vários rios e lagoas. Nossos rios são perenes mas a atividade pesqueira nesses rios não tem apresentado grandes atrativos devido à pesca predatória, o assoreamento e à poluição das águas, entretanto, as autoridades competentes, por meio das respectivas secretarias, vêm tomando providências a respeito e já se notam alguns resultados promissores nas bacias dos rios São Mateus, Doce, Itapemirim, Jucu, Santa Maria, Benevente e Itabapoana.
 
As principais espécies capturadas no mar capixaba são anchova, arraia, atum, badejo, baiacu, bagre, cação, camarão branco, camarão rosa, camarão "sete barbas", cherne, cioba, corvina, dourado, dentão, garoupa, lagosta, pargo, peroá, pescada, polvo, vermelho, realito, catuá, olhete e olho de boi.

Nos rios e lagoas de água doce as espécies mais comuns são bagre negro, bagre amarelo, cascudo negro e amarelo, lambari, piau, robalo, acará e traíra.

Vale a pena conhecer ainda o marco zero da Capital (Praça Costa Pereira), o Teatro Carlos Gomes (réplica do Teatro Scala de Milão), Teatro Glória, Catedral Metropolitana, Capela de Santa Luzia, Convento de São Francisco (sede da Arquidiocese), Palácio Anchieta, Túmulo de Anchieta (no Palácio) e Parque Moscoso. Morro da Fonte Grande (torre da TV) - que do alto da sua imponência oferece vista panorâmica de 360º abrangendo toda a região metropolitana da Grande Vitória, que compreende – Vitória, Vila Velha, Cariacica, e Serra   

Em Vila Velha há para se conhecer o Teatro, o Convento de Nossa Senhora da Penha, a Igreja do Rosário (2ºª mais antiga do Brasil), Prainha (local onde o donatário da capitania do Espírito Santo desembarcou), gruta do Frei Pedro Palácios, Museu Homero Massena, loja da fábrica de chocolates Garoto, pólo de confecção no bairro Glória.